Coordenador : Ana Lúcia Tavares Gomes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395553.2206.243063.02062023
Departamento/Setor: GNE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo que permeia nossas páginas é bem diverso. Temos de alunos de diferentes cursos da UFF e de outras universidades do Brasil, até pessoas interessadas no tema que permeia o principal assunto discutido por nosso grupo de pesquisa: A rede de neurônios e células gliais que controlam nosso intestino e se comunica com o sistema nervoso central, estando por de trás de estados comportamentais como ansiedade e depressão ou mesmo envolvidos em doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson. Já tivemos até mesmos pessoas até de fora do Brasil participando da nossa página.
Local de atuação: O local de realização deste projeto serão as redes sociais. A ideia é fazer uso do fato de que o meio digital se tornou um importante local de troca de informações. Com isso buscarmos aproximar a sociedade da ciência, neste momento tão conturbado e de resistência que a ciência tem encontrado na sociedade de forma geral.
Objetivo
Nosso objetivo geral é estimular o diálogo através das redes sociais, aproximando a sociedade do conteúdo científico a respeito do Sistema Nervoso Entérico (SNE), reconhecido como Segundo Cérebro. Para isso realizaremos ações como as descritas a seguir: •Produção de posts com conteúdo voltado para os princípios do funcionamento do sistema nervoso entérico, com imagens didáticas e texto de fácil compreensão; •Produção de posts com conteúdo direcionado para divulgar descobertas científicas atuais encontradas na literatura estuda pelo grupo, mantendo assim a sociedade a par dos acontecimentos científicos; •Divulgar a ciência produzida por nós em nosso laboratório. Para isso haverá produção de material audio-visual com o corpo discente explicando os projetos de pesquisa desenvolvido por eles; •Realização de pesquisa bibliográfica para produção de artigos de divulgação científica sobre a temática do projeto; •Produção da página do nosso laboratório para divulgação dos projetos de pesquisa realizados por nosso grupo de forma a apresentar para sociedade a ciência produzida pela UFF e os artigos de divulgação científica produzida pelo grupo; •Manutenção semanal das redes sociais e páginas de laboratórios com posts a cerca da temática aqui descrita.
Resumo
O projeto tem como objetivo estimular o diálogo através das redes sociais, aproximando a sociedade do conteúdo científico a respeito do Sistema Nervoso Entérico (SNE), reconhecido como Segundo Cérebro. Pretendemos divulgar o conhecimento científico a respeito da rede neuronal e glial que se encontra ao longo do trato gastrointestinal, mostrando a comunicação do trato gastrointestinal com o sistema nervoso central e como essa relação se comporta diante de estados comportamentais diversos e patologias. O conhecimento sobre o SNE será apresentado a comunidade através de post com linguagem acessível e interessante via plataformas digitais do instagram e facebook. Nosso público alvo são pessoas com interesse pela temática, com distribuição por todo Brasil. O projeto tem ainda o intuito de despertar o interesse científico em jovens, mostrando como é desenvolvido a pesquisa científica dentro dos muros da Universidade Federal Fluminense no LING (Laboratório da Interação Neuro-Glial). Para isso iremos produzir conteúdo direcionado para divulgar os projetos de pesquisa que acontecem dentro do nosso laboratório.